quinta-feira, 27 de junho de 2013


Matematica e Biologia


o que a matemática tem a ver com a biologia? quando tu pensa não tem nada a ver, mas depois de você pensar um pouco você acaba percebendo que tem mais em comum do que aparenta, tipo tem estatistas, tem cálculos do peso do animal, com o calculo do cromossomos  contagem de animas, tem uma parte da matemática que se chama probabilidade e estatística.
Por exemplo, em biologia a probabilidade é utilizada para determinar, por exemplo, qual a probabilidade de nascerem "x" gatos cinzas, ou "x" gatos marrons, ou "x" gatos pretos ou "x" gatos brancos de um casal onde a gata é marrom e o gato é preto.
O mesmo se utiliza para determinar a probabilidade da cor dos olhos de uma pessoa, a cor dos cabelos, a probabilidade de uma pessoa ter ou não uma doença, e por aí vai.
Como vimos a Matemática e importante na biologia , só que ela se destaca em muitas outras coisas em nosso meio social , sem a matemática nos não teríamos vida , ela ja era usada pelos nossos antepassados desde da idade da pedra , pode ser usada para a informatica , arquitetura , para a medicina , etc..
Como muitos dizem a Matemática é uma ciência formal que depende muito de outros tipos de ciências para chegar a conclusões teóricas e praticas, a matemática como uma expressão da mente humana, ativará os reflexos, o contemplamento da razão e o desejo pela perfeição estética. É também chamada por muitos de linguagem universal (é uma linguagem porque é formada por signos linguísticos que passam idéias e significados). Ela pode ser dividida em matemática pura e aplicada e seus elementos básicos são a lógica e a intuição, análise e construção, generalização e individualização.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ciclo de krebs, síntese de atp, cadeia respiratória, fosforilação oxidativa






METABOLISMO ENERGÉTICO: OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS

METABOLISMO ENERGÉTICO: OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS


Introdução 

O ATP é a principal fonte de energia em todas as células. O organismo pode produzir ATP através da oxidação de carboidratos, ácidos graxos livres (FFAs), aminoácidos (AAs) e corpos cetônicos. As oxidações biológicas correspondem a um conjunto de reações bioquímicas, em nível celular, que fornecem às células a energia necessária à realização do trabalho celular. 

O metabolismo energético pode ser dividido em três estágios principais: hidrólise das macromoléculas (proteínas, polissacarídeos, lipídios) até as unidades constituintes (aminoácidos, monossacarídeos, ácidos graxos e glicerol); conversão das unidades constituintes em compostos oxidáveis (principalmente Acetil-CoA); oxidação do Acetil-CoA formando CO2 e H2O e captura da energia quando a síntese de ATP é acoplada à Cadeia de Transporte de Elétrons. 

A regulação metabólica é feita pela modulação de enzimas regulatórias de processos metabólicos chaves, de tal modo que se possa ativar ou inibir reações bioquímicas específicas para cada situação resultando em respostas biológicas adequadas. Existem dois tipos principais de regulação enzimática uma intracelular, comandada pela presença de moduladores alostéricos enzimáticos positivos ou negativos, e uma sistêmica deflagrada pelos hormônios. 

Os hormônios são importantes moduladores da atividade enzimática, pois sua ação na célula pode resultar na ativação de proteínas quinases ou fosfatases, as quais atuam sobre as enzimas, de tal modo que promovem a regulação covalente das mesmas por meio da fosforilação ou desfosforilação de um ou mais resíduos de tirosina, treonina ou serina. 

Os principais hormônios que influenciam diretamente o metabolismo energético incluem a insulina, o glucagon, as catecolaminas, o cortisol, o hormônio do crescimento, somatostatina, além de várias outras substâncias hormonais ou não-hormonais que podem agir tanto no nível periférico quanto central. Os objetivos desta revisão consistem em apresentar uma visão geral sobre o metabolismo energético. 

Visão Geral do Metabolismo Energético: Síntese De ATP 


A ATP é gerado pela oxidação de carboidratos, ácidos graxos livres (FFAs) e aminoácidos (AAs). O carboidrato primário (substrato) utilizado pelas células é a glicose, um monossacarídeo de seis carbonos (hexose). Quatro fases principais estão envolvidas na oxidação da glicose: transporte e retenção da glicose no ambiente intracelular; glicólise; ciclo do ácido tricarboxílico (Ciclo de Krebs); fosforilação oxidativa. 

Na primeira fase, a glicose é transportada através da membrana por facilitadores do transporte de glicose bidirecional uma vez que é uma molécula hidrofílica. As duas famílias de transportadores de glicose são os co-transportadores de sódio-glicose (SGLTs) e os transportadores GLUT de difusão facilitada. Os SGLTs estão localizados na membrana apical dos epitélios intestinal e tubular proximal renal e são responsáveis pelo transporte transepitelial de glicose.